Uma aula taurina com a participação de alunos da Escola de Toureio José Falcão , duas largada de toiros, convívio Tuning e a grande Noite de Fados são as grandes apostas deste ano das tradicionais festas em honra de São Miguel Arcanjo, que se realizam em Cardosas, freguesia de Arruda dos Vinhos, entre 9 e 17 de Setembro. Os festejos irão prolongar-se por dois fins-de-semana consecutivos, esperando a comissão de festas, recentemente constituída, satisfazer a população de todas as camadas etárias.

Para além das actividades de cariz taurino, a festa anual da freguesia de Cardosas vai incluir também, e a pensar na camada de população mais jovem, o primeiro Concurso de Desenho das Cardosas, actuação de dois grupos de dança Hip Hop, discoteca e um passeio de vespas. Vai incluir também a tradicional procissão, folclore, música popular portuguesa, bailes, noite da sardinha assada, e quermesse.

No sábado, dia 9, às 17h00 Aulas práticas com a intervenção da Escola de Toureio José Falcão. Serão lidados 2 (dois) novilhos em pontas, da Ganadaria Vila Galé com a participação dos alunos Júlio Antunes (filho do Maestro José Júlio), Miguel Murtinho, Quequi da Moita, António Gadelha e João Sintra. Estão prometidas outras surpresas para os curiosos.

Ainda neste dia, a partir das 22h00, a comissão decidiu organizar uma noite de fados, com nomes como António Passão, Manuela Cavaco, Nuno de Aguiar (o criador do fado “Bairro Alto”), José Manuel Rato, António Santa Maria e a Marta Rosa, vencedora da Grande Noite do Fado, e outras surpresas fadistas acompanhados na Guitarra Portuguesa por António Jorge e na Viola por João Ramos. Esta noite de fados tentará percorrer todo o tipo de fado, desde o Fado dos Marialvas, Fado de touros, ao Fado de Lisboa e de Coimbra. As mesas, tradicionalmente decoradas, terão de ser reservadas com antecedência (965700058 ou 964360272). A Comissão de Festas promete um espectáculo com o verdadeiro “sentido” do Fado.

O programa do segundo fim-de-semana da festa, entre 15 e 17 de Setembro, segue a linha habitual, destacando-se a noite da sardinha assada, oferecida pela comissão, na sexta dia 15 com a tradicional largada de touros. No dia 16, destaca-se o reforço de actividades para os mais jovens: convívio Tuning, seguido de almoço para os inscritos; às 15h00 actuação de dois grupos de hiphop. A partir das 21h30 inicia-se o arraial com o Grupo de baile TombaMúsica e às 22h00 o Grande espectáculo da Rebeca e suas bailarinas. Pela noite fora a noite da Discoteca.

No domingo, 17, será efectuado o 3º Passeio de vespitas. Às 17h00 a tradicional Procissão em honra do Padroeiro, S.Miguel Arcanjo, seguindo-se um espectáculo com a Banda Filarmónica de Pontével. Às 19h00 Entrega dos Prémios do Concurso de Desenho das Cardosas, que se realiza pela primeira vez e pretende cativar as crianças e jovens da Freguesia, dos 5 aos 18 anos, a expressarem a sua criatividade. Às 21h00 a actuação de bailarinas de Dança do Ventre “Yolanda” e a partir das 22h00, e pela noite fora, arraial com o Grupo de Baile R.J.F.

Em todos os dias da festa os visitantes poderão contar com o apoio afável da Comissão de festas, participar na Quermesse, que terá brindes fantásticos e poderão ainda provar os petiscos tradicionais que estarão à disposição no Bar da Comissão.

Fonte: http://www.jornalalenquer.com/noticia.asp?idEdicao=51&id=3420&idSeccao=422&Action=noticia

Anúncios