Na reforma administrativa havida em 1936 foi novamente criada uma ”’Provincia (ou ” região natural ”) da Estremadura”’. Esta nova Provincia, contudo, englobava apenas uma fracção  do território da antiga comarca homónima. Parte do território da antiga Estremadura ficou incoprporado nas novas Provincias do Ribatejo e Beira Litoral. Por outro lado, a nova Estremadura incluiu parte do actual Distrito de Setúbal que tradicionalmente pertencia à  antiga Provincia do Alentejo.

No entanto, as Provincias de 1936 não tiveram praticamente qualquer atribuição prática, e desapareceram do vocabulário administrativo (ainda que não do vocabulário quotidiano dos portugueses) com a entrada em vigor da Constituição portuguesa de 1976.

Fazia fronteira a Nordeste com a Beira Litoral, a Este com o Ribatejo e o Alto Alentejo (Provincia), a Sul com o Baixo Alentejo (Provincia) e o Oceano Atlântico e a Oeste também com o Atlântico .

Era então constituí¬da por 29 concelhos, integrando a quase totalidade do Distrito de Lisboa e partes dos distritos de Leiria e Distrito de Setúbal. Tinha a sua sede na cidade de Lisboa.

* ”’Distrito de Leiria”’: Alcobaça , Bombarral, Caldas da Rainha, Marinha Grande, Nazaré , Óbidos , Peniche, Porto de Mós.

* ”’Distrito de Lisboa”’: Alenquer , Arruda dos Vinhos, Cadaval, Cascais, Lisboa, Loures, Lourinhã , Mafra, Oeiras, Sintra, Sobral de Monte Agraço , Torres Vedras.

* ”’ Distrito de Setúbal ”’: Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal .

Se ainda hoje a Provincia em causa existisse, contaria provavelmente com 31 municí¬pios, posto que foram entretanto criados dois novos concelhos, na Área do Distrito de Lisboa:
* Amadora (criado em 1979, por divisão de Oeiras)
* Odivelas (criado em 1997, por divisão de Loures)

Presentemente, a Provincia em causa achar-se-ia repartida pelas região de Lisboa, região Centro e Alentejo. Ao Alentejo pertenceria o município da Azambuja, integrado na subregião da Lezíria do Tejo ; À  região de Lisboa pertencia a totalidade da subregião da Pení¬nsula de Setúbal e, quase totalmente, a Grande Lisboa (o concelho de Vila Franca de Xira encontrava-se no Ribatejo); enfim, à  região Centro pertencia a totalidade da subregião do Oeste , e ainda dois municí¬pios do Pinhal Litoral (Marinha Grande e Porto de Mós).

Fonte: http://cubano.ws/info-atual/estremadura

Anúncios