Um complexo hípico de dimensão olímpica para acolher provas internacionais, considerado pelo seleccionador nacional da modalidade como “um dos melhores do mundo” foi construído em Arruda dos Vinhos.

O complexo privado, construído pelo cavaleiro profissional Daniel Pinto e o francês Sylvain Massa, criador de cavalos Lusitanos, custou quatro milhões de euros e é constituído por 180 boxes para cavalos, picadeiros de dimensão olímpica (dois cobertos e dois no exterior), um estádio para provas internacionais e 3000 lugares sentados e três pistas de treino de provas (carriéres).

Um parque de estacionamento para camiões e atrelados, salas de aulas, hospital veterinário, sala de ferração, boutique equestre, restaurante e um hotel, ainda em projecto, fazem parte do complexo denominado “Academia de Dressage Portugal”.

Nas instalações da academia são disponibilizados os serviços de cavalos a penso (boxes onde os donos podem deixar os animais para serem treinados), formação de cavaleiros, escola de equitação, venda de cavalos, assistência aos criadores, estágios de aperfeiçoamento equestre, turismo equestre, treino de cavalos, preparação de cavalos e cavaleiros para a competição e assistência veterinária.

“É das melhores estruturas que existem no mundo inteiro”, salientou à agência Lusa Carlos Lopes, seleccionador nacional de ensino (dressage) que este ano e, pela primeira vez em 56 anos, levou uma equipa nacional aos Jogos Olímpicos.

“Isto é único no mundo pelo conceito e pela filosofia que estamos a imprimir, não só em termos de formação de cavalos e cavaleiros, como na divulgação de eventos e realização de provas”, acrescentou Carlos Lopes, que também pertence à direcção da nova academia.

O objectivo é realizar em Portugal provas internacionais e, através do ensino, permitir que mais cavaleiros portugueses possam participar.

A estratégia passa por ter equipas estrangeiras a trabalhar na academia vindos de países como Israel, Argentina, Grécia ou do sul de França.

Situado na Quinta da Pataca, no meio da paisagem rural do concelho de Arruda dos Vinhos, o complexo em fase final de construção, vai ser inaugurado no próximo dia 25 de Outubro.

Fonte: http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Lisboa&Concelho=Arruda%20dos%20Vinhos&Option=Interior&content_id=1026066

Anúncios