Mês de São Tomé e Príncipe, 1 a 31 de Julho

Exposição Pintura – Estanislau Neto (Entrada livre)
Nasceu em 1970. Pintor, autodidacta, fez alguns workshops de pintura em S. Tomé.

Foi membro fundador da AAPLAS (Associação dos Artistas Plásticos santomenses em Portugal, onde vive e trabalha desde há vários anos, frequentou o curso de “Decoração e Arquitectura de Interiores”, curso tecnológico do IATA – Instituto de Aperfeiçoamento Técnico Acelerado em Lisboa. 2002/03.

Insere-se numa tipologia de arte contemporânea.

Sábado, 4 de Julho – 23h

Música – FINAL Concurso DIVULGAR BANDAS
Iconoclasts, Raven Soul, Uaninauei e João da Ilha. São estes os 4 finalistas da primeira edição do Concurso DIVULGAR BANDAS, promovido pela Divulgar Iniciativas na sala de espectáculos da DI BOX.

Iconoclasts – Indie/ Alternativo/ Powerpop
www.myspace.com/iconoclasts

Raven Soul – Gotico/ Rock/ Metal
www.myspace.com/ravensoulportugal

Uaninauei – Rock/ Progressivo/ Trash
www.myspace.com/uaninauei

João da Ilha – Acústico
www.myspace.com/joaodailha

Sábado, 11 de Julho – 23h

, €5 c/oferta da revista Volte-face
VOLTE-FACE Performance – Poesia/ Música/ Dança/ Multimédia

Em formatos originais, distintos e articulados, o VOLTE-FACE (produzido pela Conflito Estético – Associação Cultural) é tanto uma publicação temáticas como uma performance ao vivo.

Com base nos trabalhos de vários artistas, presentes a cada edição, esta publicação dá-se a conhecer através de actuações multifacetadas, que de forma arrojada aliam diversas formas de expressão artística.

Através de actuações multifacetadas, as performances VOLTE-FACE conjugam a palavra, som, a imagem, o movimento.

No palco, o VOLTE-FACE tem contado com a colaboração de uma fornada de novos criadores e interpretes, nas mais diversas áreas da expressão artística (declamação, música, vídeo/multimédia, dança contemporânea).

www.volte-face.conflitoestetico.com

Sexta-feira, 17 de Julho – 23h (Entrada Livre)

The Supervisor – Concerto – Alternativo / Rock/ Indie

É com rock que nos despem. O mundo é simples, o dia é cru. Nudez limpa na justiça das canções, no fumo dos amplificadores. Os The Supervisor são o espelho de uma nova teoria sonora sobre o triplo ângulo das almas. São três e distinguem-se dos outros milhões por acreditarem no que fazem. Em dois anos, vinte temas. Composição boémia em ensaios quase nunca apontados para antes da meia-noite. Sete estarão disponíveis para audição em tempos futuros-mas-próximos, aquando do lançamento do primeiro EP do colectivo, cujo momento se esconde ainda numa promessa sem data. Três chegam mais cedo, em forma de maquete promocional. Uma estrutura tradicional – bateria, voz, guitarra e baixo – rapidamente se transforma num manifesto contra todas as convenções, num pouco provável anzol de criatividade que arranca a espinha dorsal da imprevisibilidade às leis da acústica: temas inconformados que desafiam todos os extremos – do sombrio ao rasgo de luz – com melodias intensas, progressivas, que aguardam a dose certa de rock para se libertarem. As combinações rítmicas não devem ser ignoradas, mas é na convicção – no amor que se coloca em cada gesto – que a boa arte se distingue da outra, que não o é. E encaixemos isto com serenidade, sem esquecer: os The Supervisor andam por aí, entretidos com a distribuição de espanto que foram acumulando. Sílvio Mendes

www.myspace.com/thesupervisorband

Armindo Neves, Maestro – Master class Guitarra

A DIBOX está a promover um Master class de Guitarra orientado pelo Maestro Armindo Neves, com o tema “Música portuguesa, Improvisação e Novas tecnologias”.

As inscrições encontram-se abertas até ao dia 30 de Junho devendo todos os interessados preencher o formulário disponível no site www.diboxportugal.com e enviá-lo por email (reservas@diboxportugal.com) fax (263 979 238), ou entregar na DI BOX em Arruda dos Vinhos.

Sexta-feira, 24 de Julho – 23h

FESTIVAL NOITES MESTIÇAS

http://festivaldasnoitesmesticas.blogspot.com/

Concerto – Tonecas Música tradicional de São Tomé e Príncipe

No mês dedicado a São Tomé e Príncipe em colaboração com a Zoomúsica a DI BOX apresenta música tradicional São Tomense com Tonecas.

1980/84 – S. Tomé ? Curso de Guitarra e Canto leccionado Ministério da Cultura ? Formou o primeiro grupo musical de jovens “ Os Canucos das Ilhas Verdes” ? Realizou vários espectáculos no Cinema Marcelo da Veiga, no Parque Popular e vários temas para Rádio Nacional de S. Tomé ? Formou o grupo de Dança “Xeque Mate” e a Banda XM-12 ? Efectuou várias actuações fora do Pais: Angola, Congo, Gabão e Cabo Verde

1984/89 – Lisboa ? Participou na Gala Africana realizada na Aula Magna – 25 Maio 84 ? Participou em programas de TV em representação de S. Tomé e Príncipe, nomeadamente: 123 com Carlos Cruz e Estúdio 4 com Luís Pereira de Sousa ? Formou a Banda Dêxa de música tradicional de S. Tomé e Príncipe? Tocou em vário Bares  e Discotecas de Portugal: O Berro, Assimetricuns, Xafarix, O Bana, Pilon, Casa da Lina, Anos 60, La Folie, Praça da Flores, Taverna dos Trovadores, e muitos outros… 1990 – Roma ? Cantou no Vaticano para o Papa João Paulo II, no programa Mundial da Juventude UNIV 90, em representação de S. Tomé e Príncipe

1990/95 – Lisboa ? Participou em vários programas de TV: Africa Aqui – TVI; Acontece – RTP2; Júlio Izidro – RTP; Africaníssimo – SIC, entre outros ? Participou em duas novelas portuguesas: Desencontro e Café de Ambris ? Participou nas Festas da Cidade de Lisboa organizadas por Luís Represas ? Fez a Primeira parte do concerto do Rui Veloso na Aula Magna, na festa de comemoração do 10º aniversário do INESC.

1995/97 – Lisboa ? Coordenou e fez a produção executiva do Projecto Discográfico “ Pensa Nisto”, no âmbito da Campanha “Todos Diferentes/ Todos Iguais”, que contou com a participação de vários artistas lusófonos tais como: Tito Paris, Rui Veloso, Bonga, Dany Silva, Paulo de Carvalho, Maria João e Mário Laginha, Rão Kyao, Carlos Martins entre outros ? Realizou a “Feira Lusófona 97” em Lisboa, integrada nas comemorações do 1º aniversário da constituição da CPLP.

1997/2002 – Macau ? Artista e animador cultural do Clube Militar de Macau, de Novembro 1997 a Abril 1999 ? Participou em vários concertos e programas de Rádio e TV em Macau e Hong Kong ? Mentor do Projecto Discográfico “Macau 99 – Juntos para Sempre”, enquadrado no programa de Transição da Administração Portuguesa para a China, com o apoio do Governo de Macau. ? Participou nos concertos de apoio a Selecção Portuguesa em Macau, aquando do Mundial de Coreia e Japão Junho de 2002.

2002/2005 ? Participou no Festival de Gravana 2001 em S. Tomé. ? Mentor do Projecto Musical “Afro Vungo”, baseado na música tradicional de S. Tomé e Príncipe ? Participou no III Festival da Terra e da Língua – Artábria na Galiza, com a Banda “Afro Vungo”- Junho 03? Participou nos Festivais Musidanças organizado pela Associação Baza ? Participou no Festival de Verão na Suíça –

Junho 2004 ? Organizou e produziu vários concertos musicais de promoção da cultura de S. Tomé e Príncipe em parceria com a Embaixada de S. Tomé e Príncipe em Portugal.
http://pt.myspace.com/381619076