A ministra do Trabalho e Solidariedade Social disse este sábado em Arruda dos Vinhos que o Governo pretende promover a criação de 14 mil novos postos de trabalho ao apoiar a construção de novos equipamentos sociais.

Maria Helena André garantiu que «os programas PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais) e POPH (Programa Operacional do Potencial Humano) vão permitir a criação de 14 mil novos postos de trabalho permanentes em instituições sociais de apoio a idosos, crianças ou pessoas com deficiência».

Depois do anúncio do pagamento de bolsas de estágios para jovens desempregados, a titular da pasta sublinhou que «o Estado tem a preocupação de contribuir para a criação de novos postos de trabalho e para a manutenção dos existentes» com o intuito de combater o desemprego.

Neste sentido, disse que a redução da taxa de desemprego depende do comportamento da economia, acrescentando que «existem indicadores positivos de crescimento económico para 2010», estando confiante de que a retoma vai ter reflexos ao nível do emprego.

Recorde-se que desde 2006, já foram aprovados 841 novos equipamentos sociais pelo PARES e pelo POPH, a que corresponde uma comparticipação de 365 milhões de euros para um investimento total de 697 milhões de euros.

Fonte:  http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/emprego-equipamentos-sociais-trabalho-governo-helena-andre-ipss/1132004-4058.html