Integrado nos Festejos em Honra de Nossa Senhora da Salvação, em Arruda dos Vinhos, terá lugar, no dia 10 de Agosto, pelas 19h30, uma recriação histórica intitulada “Arruda dos Vinhos e as Invasões Francesas”, a que se seguirá a inauguração da exposição “Arruda na Rota das Linhas de Torres”.

A recriação histórica e a exposição terão lugar no centro Cultural do Morgado, localizado no centro da Vila.

«A nossa longa retirada terminou à meia-noite, com a chegada à pitoresca vila da Arruda, que estava destinada a ser o posto de piquete da nossa Divisão (Divisão Ligeira) defronte das Linhas fortificadas. Tal como todos os lugares da linha de marcha, encontrámo-la totalmente deserta, e os seus habitantes tinham fugido com tamanha pressa, que os únicos objectos que levaram consigo foram as chaves das portas das suas casas.»

Este expressivo excerto das memórias do capitão inglês John Kincaid, retirado do livro «Aventuras na Brigada da Espingarda» (1830), faz evocar o ambiente que se vivia em Arruda durante a permanência de franceses e ingleses na nossa região.

Com efeito, podendo não ter sido palco de alguma batalha que tenha protagonizado um virar da página naquele momento particular da História de Portugal, Arruda foi local de confluência dos dois exércitos, aquando da 3.ª Invasão Francesa a Portugal. Foi aqui, na madrugada de 15 de Novembro de 1810, que as tropas de Massena iniciaram a retirada, abandonando as suas posições, rumo a Santarém, onde viriam a passar o resto do Inverno.

Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira possuem estruturas militares na 1.ª e 2.ª linhas defensivas de Lisboa. Tendo em vista a recuperação e divulgação deste património ímpar, estes seis municípios efectuaram uma candidatura conjunta ao Mecanismo Financeiro Europeu.

Com o objectivo de marcar o início do trabalho efectivo de investigação, preservação e valorização do património material e imaterial associado à construção da Linha Defensiva de Lisboa (Linhas de Torres), no território do concelho, o Município de Arruda dos Vinhos decidiu levar a efeito a presente exposição temática.

 Fonte: http://www.oesteonline.pt/noticias/noticia.asp?nid=16806