Os atletas Marta Bessa e Luís Quintino, da União Desportiva do Forte, sagraram-se este fim-de-semana campeões ibéricos de Kusho Ryu Kempo, no campeonato internacional que decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo de Arruda dos Vinhos, no dia 27 de Março.

Marta Bessa classificou-se em primeiro lugar na kata por equipa, na prova de defesa pessoal e no kumité (combate) e obteve ainda um terceiro lugar na categoria de kata tradicional. A atleta de 27 anos competiu na categoria de 51 a 57 quilos nos cintos de cor e foi considerada a melhor atleta feminina da competição, que juntou cerca de cento e trinta atletas da modalidade.

No masculino foi a vez de Luís Quintino brilhar, sagrando-se campeão em defesa pessoal, kumité light contact, kumité open e kata por equipa na categoria de 75 a 81 quilos nos cintos castanhos e negros. O atleta de 32 anos também foi considerado o melhor atleta na prova, no sector masculino.

“Este foi o troféu que me deu mais gozo conquistar”, confessa. “Estive algum tempo afastado do Kempo e por isso este título foi como um ressucitar pelo sensei (mestre) Mário Antunes do meu nível desportivo e competitivo”, realça com orgulho.

Marta Bessa é também campeã mundial da modalidade, tendo conquistado o título em 2008, na categoria de kumité e um honroso segundo lugar em defesa pessoal. Apesar de ser uma atleta completa, Marta confessou a O MIRANTE que a grande paixão é o kumité. “Pela adrenalina que dá, pelo stress do início e também durante o combate, é a categoria que mais me motiva”, explica.

A União Desportiva do Forte é uma autêntica escola de campeões no que diz respeito à arte marcial Kusho Ryu Kempo e muito se deve ao mestre Mário Antunes.O sensei começou a dar aulas de Kempo há 6 anos e já soma dois campeões do mundo no curriculo. É que além de Marta Bessa, também Luis Tavares, de 27 anos, se sagrou campeão do mundo em 2008, em kumité. O atleta da União do Forte teve uma lesão grave no joelho que o tem afastado das competições há quase um ano, mas espera regressar em breve aos treinos.

Fonte: http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=54&id=37465&idSeccao=419&Action=noticia

Anúncios