O novo hospital de Vila Franca de Xira abre portas em 2013 e deverá servir 215 mil utentes. O contrato para a construção do novo hospital do concelho foi assinado esta sexta-feira entre o Governo e a autarquia local.

O hospital, em regime de parceria público-privada, vai substituir as actuais instalações do Hospital Reynaldo dos Santos e vai servir utentes de Vila Franca de Xira, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja e Benavente. A unidade terá uma capacidade anual de 16 mil internamentos, oito mil cirurgias, 192 mil consultas externas e 104 mil urgências e vai ter 280 camas de internamento, nove salas de bloco operatório e 33 gabinetes de consulta externa.

Na cerimónia, o primeiro-ministro, José Sócrates, fez o elogio do Serviço Nacional de Saúde, considerando que é o serviço público “onde estão expressos dois dos valores mais importantes das democracias modernas: em primeiro lugar, o valor da dignidade humana, mas o outro valor é também importante, o valor da igualdade. Nós queremos ser iguais”, afirmou o primeiro-ministro.

Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/hospital-vai-servir-215-mil-utentes